Mapeamento




                
   
Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.
        


  Sou lotada  na escola Clotilde Batista. Estou com uma turma de terceiro ano, que tem 26 alunos. Após a sondagem e o ditado dos níveis para saber quais eram a hipótese de escrita para saber os níveis que eles se encontravam e saber as necessidade de cada um dos alunos.
    A partir dessas necessidades resolvi fazer uma roda de conversas, para saber os interesse dos alunos, e  eles me relataram que apesar de estarem no terceiro anos eles gostariam de ouvir histórias, pois ainda eram crianças.
  Então fiz uma enquete para saber quais as histórias que eles gostariam que eu contasse, eles me citaram nomes de varias histórias então fizemos votações para saber por qual história iriamos iniciar, a primeira escolha foi “Chapeuzinho vermelho”. A partir deste gancho fizemos um projeto referente às historias infantis, como iniciamos com a historia do Chapeuzinho vermelho, aproveitei o gancho para trabalhar as dificuldades ortográficas CH e na culminância  montamos o livro da “CHAPEUZINHO VERMELHO.” Aproveitamos  trabalhar outras habilidades como , a interpretação de texto formação de frases.
            Estou bem satisfeita com a turma que apesar de tão pouco tempo eles já tiveram uma grande evolução na escrita e leitura. Acredito que essa evolução tenha ocorrido por causa da historia contada e os jogos, pois consigo enxergar nos olhos delas a alegria de aprender e jogar.
            A partir dessas necessidades resolvi fazer um projeto, para eu saber a melhor forma de abordagem para trabalhar os conteúdos,
 Pergunta geradora: O que aprendemos com as histórias infantis?
As principais certezas:
     Todas as historias  trazem alguns ensinamentos;
     Que os escritores eram muito criativos;
    Que através das leituras por diversões, eles iriam criar hábitos de leitura;
    Quem lê escreve bem e todos querem ser escritores.
     Aprendem sobre o bem e mal,
    Serão adultos felizes, por se divertirem.
    Aprendem valores, para se tornarem cidadãos.
Duvidas:
  Como são criados os contos de fadas?
  Toda historia aconteceram de verdade?
  Por que os adultos não acreditam os contos de fadas?
  Por que as crianças são mais sonhadoras?

 

  Como se faz para ser um escritor?
  Escritor é uma profissão?
Como desenvolvemos a criatividades?
Quando se cresce perdemos a criatividade?




Me chamo Andrea Chultes


Trabalho na Escola Estadual de Ensino Fundamental Victor Hugo Ludwig, com uma turma de 4º ano.
A turma tem 32 alunos.
A escola funciona nos turnos manhã e tarde, possui 600 alunos. Está localizado em um bairro de crianças carentes.
Diferenças entre Projeto de Aprendizagem, Ensino e de Ação.
    O projeto de aprendizagem é  o aluno que lança suas dúvidas e suas propostas. Em cima disso, será feito um projeto que mais lhe chame a atenção. O professor, será o orientador desse projeto escolhido oferecendo-lhe subsídios e orientação para executá-lo.

Dúvidas e certezas:
Certezas:
Que os alunos não tinham o habito de ler
Que os alunos não gostavam de ler
Que os alunos precisavam criar o habito de ler
E adquirir o gosto pela leitura.
Dúvidas
Porque deveriam ler?
Para que servia a leitura?
Se a professora gostava de ler e o que gostava de ler?
Se ler ajudaria a passar de ano?

E se eu não ler?

Comentários

  1. Olá, Rossana, quais às perguntas que surgiram?, dúvidas?, certezas?, quantos alunos tem na turma?, como surgiu o projeto de contação de historias?, foi sugerido através do ditado?, ou surgiu deles?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Rossana, considero um bom inventário de conhecimentos, mas minhas questões vão na mesma linha das colocadas pela tutora: como foi disparado esse momento de elaboração das questões de pesquisa? O projeto é um PE, foi proposto por você para a turma? Como você percebeu que estavam envolvidos e motivados com a proposta? Em relação às atividades, como se envolvem e fazem propostas de trabalho?
    Perceba que não são críticas, mas questões que nós colocamos.
    Saliento positivamente o tema do projeto e sua importância, pois para além do ato de contar e interpretar histórias, a relação com a leitura e a escrita é fundamental para ampliar aprendizagens, significações e compreensões em todas as áreas.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

P.A Historia de aprendizaegem