PA Historias infantis meta 2
Relembrando as duvidas e certezas:
As principais certezas:
Todas as
historias trazem alguns ensinamentos;
Que os
escritores eram muito criativos;
Que
através das leituras por diversões, eles iriam criar hábitos de leitura;
Quem lê
escreve bem e todos querem ser escritores.
Aprendem
sobre o bem e mal,
Serão
adultos felizes, por se divertirem.
Aprendem
valores, para se tornarem cidadãos.
Duvidas:
Como são
criados os contos de fadas?
Toda
historia aconteceram de verdade?
Por que
os adultos não acreditam os contos de fadas?
Por que
as crianças são mais sonhadoras?
Como se
faz para ser um escritor?
Escritor
é uma profissão?
Como
desenvolvemos a criatividades?
Quando se
cresce perdemos a criatividade?
Os Alunos chegaram a estas conclusões:
Após
das conotações de história eles chegaram à conclusão que todas histórias, teriam um ensinamento, coisas que as
crianças faziam errado e nas historias os personagens sofreriam consequências , para as criança não sofrem as consequências. Que para
escrever uma historia tem que ser muito criativo.
Olhamos o filme do Walt Nos Bastidores de Mary Poppins - Vídeos - Disney, percebemos que sim que algumas historias , são baseadas na vidas real e um pouco enfeitadas,mas que a grande maioria tem o intuito de nos ensinar a não fazer coisas ruins. Para aprendermos ser cidadãos justos.
Estamos estudando “EU e a Família”, fizemos umas enquetes com os pais quais os sonhos que eles tinham quando eram crianças? Se algum foi realizado
Os
alunos fizeram um pequeno texto, quais eram os seus sonhos e como faríamos para
realiza-los O Aluno Erick Jose trouxe um filme faz de conta que
acontece.
As
crianças são mais sonhadoras que os adultos, pois os adultos
quando crescem vem alguns problemas no serviço , contas para pagar e nem
sempre eles trabalham naquilo que eles sonham. ”Crescer é chato”(Alexandre)
Todos
responderam convictos que escritor é uma profissão, onde as pessoas tinha, quer
ser muito criativo e com bastante pesquisa.
Nós
conseguimos uma editora estante mágica, que vai fazer a publicação dos livros, eles
irão ser os pequenos escritores, não escolhemos um tema ainda. A escola se propôs
a fazer à tarde do autografo.
Essa
conclusões foram surgindo ao decorrer do
projeto, os filmes eles traziam conforme
as dúvidas que tinham, os interesse em saber sobre a carreira de escritor.
Histórias contadas
|
||||||||
Chapeuzinho Vermelho
|
Coelhos que não queria ser de páscoa
|
Patinhos Feio
|
||||||
Ensinamento
|
A importância dos amigos em nossas
vidas,
|
Não Julgar as pessoas pela, pela
|
||||||
ouvir e obedecer os adultos,
pois
|
a diversidade, a importância de seguirmos
|
aparência, pois a beleza é subjetiva
|
||||||
quando nos não ouvimos, eles sempre
|
os nossos sonhos.
|
, pois o que é bonita para um
|
||||||
nos nos metemos em furada e confusão
|
é feio para o outro.
|
|||||||
Dúvidas e certezas:
Certezas:
Que
os alunos não
tinham o hábito de ler
Que
os alunos não
gostavam de ler
Que
os alunos precisavam criar o habito de ler
E
adquirir o gosto pela leitura.
Dúvidas
P: Porque deveriam ler?
R: Para
escrever melhor, para saber das noticias, para se divertir.
P: Para que serve a leitura?
R: Para
deixar as pessoas mais inteligentes, para entender melhor as coisas, se
divertir.
P: Se a professora gostava de ler e o que
gostava de ler?
R: A
professora adora ler, lê livros com final felizes, gosta de ler tudo. É a
pessoa que mais gosta de ler que eu conheço. Sim ela está sempre lendo um
livro.
P: Se ler ajudar a passar de ano?
R: Vai
ajudar, porque vamos entender melhor as provas.
R: E se eu não ler?
R: Não
vou aprender.
R: Não vamos
conseguir empregos bons.
R: Vamos
escrever errado.
Serão 32
livros da escolha dos alunos, entre eles:
A cristaleira
Procura-se
pai e mãe
O sapo
e o jardim florido


O projeto sem dúvida fomenta a leitura e enfoca a literatura como uma possibilidade de aprendizagem e fruição. Não obstante, é sempre complicado elaborar uma "moral da história" ou um "ensinamento" que a história quis transmitir.
ResponderExcluirUma das intenções da obra literária é a liberdade interpretativa, o fomento à imaginação, à criação, pois muitas vezes, apenas uma parte da história basta para interpretar muitos sentidos possíveis.
Como foram aprofundadas as dúvidas e certezas? Como foram realizadas as pesquisas?
Abraços.