PA Historias infantis meta 2



Relembrando as duvidas e certezas:
As principais certezas:
Todas as historias trazem alguns ensinamentos;
Que os escritores eram muito criativos;
Que através das leituras por diversões, eles iriam criar hábitos de leitura;
Quem lê escreve bem e todos querem ser escritores.
Aprendem sobre o bem e mal,
Serão adultos felizes, por se divertirem.
Aprendem valores, para se tornarem cidadãos.
Duvidas:
Como são criados os contos de fadas?
Toda historia aconteceram de verdade?
Por que os adultos não acreditam os contos de fadas?
Por que as crianças são mais sonhadoras?
Como se faz para ser um escritor?
Escritor é uma profissão?
Como desenvolvemos a criatividades?
Quando se cresce perdemos a criatividade?



 Os Alunos chegaram a estas conclusões:
Após das conotações de história eles chegaram à conclusão que todas  histórias, teriam um ensinamento, coisas que as crianças faziam errado e nas historias os personagens  sofreriam consequências , para as  criança não sofrem as consequências. Que para escrever uma historia tem que ser muito criativo.

Olhamos o filme do  Walt Nos Bastidores de Mary Poppins - Vídeos - Disney, percebemos que sim que algumas historias , são baseadas na vidas real e um pouco enfeitadas,mas que a grande maioria tem o intuito de nos ensinar a não fazer coisas  ruins. Para aprendermos ser cidadãos justos.

         Estamos  estudando “EU e a Família”,  fizemos umas enquetes com os pais quais os sonhos que eles tinham quando eram  crianças? Se algum foi realizado

         Os alunos fizeram um pequeno texto, quais eram os seus sonhos e como faríamos para realiza-los O Aluno Erick Jose trouxe um filme faz de conta que acontece.
      As crianças são mais sonhadoras que os adultos, pois  os adultos  quando crescem vem alguns problemas no serviço , contas para pagar e nem sempre eles trabalham naquilo que eles sonham. ”Crescer é chato”(Alexandre)
    Todos responderam convictos que escritor é uma profissão, onde as pessoas tinha, quer ser muito criativo e com bastante pesquisa.
Nós conseguimos uma editora estante mágica, que vai fazer a publicação dos livros, eles irão ser os pequenos escritores, não escolhemos um tema ainda. A escola se propôs a fazer à tarde do autografo.
Essa conclusões  foram surgindo ao decorrer do projeto, os filmes  eles traziam conforme as dúvidas que tinham, os interesse em saber sobre a carreira de escritor.

 

Histórias contadas
Chapeuzinho Vermelho
Coelhos que não queria ser de páscoa
Patinhos Feio
Ensinamento
A importância dos amigos em nossas vidas,
Não Julgar as pessoas pela, pela
ouvir e obedecer os adultos, pois 
a diversidade, a  importância de seguirmos
aparência, pois  a beleza é subjetiva
quando nos não ouvimos, eles sempre
os nossos sonhos.
, pois o que é bonita para um
 nos nos metemos em furada e confusão

é feio para o outro.











Dúvidas e certezas:
Certezas:
Que os alunos não tinham o hábito de ler
Que os alunos não gostavam de ler
Que os alunos precisavam criar o habito de ler
E adquirir o gosto pela leitura.
Dúvidas
P: Porque deveriam ler?
R: Para escrever melhor, para saber das noticias, para se divertir.
P: Para que serve a leitura?
R: Para deixar as pessoas mais inteligentes, para entender melhor as coisas, se divertir.
P: Se a professora gostava de ler e o que gostava de ler?
R: A professora adora ler, lê livros com final felizes, gosta de ler tudo. É a pessoa que mais gosta de ler que eu conheço. Sim ela está sempre lendo um livro.
P: Se ler ajudar a passar de ano?
R: Vai ajudar, porque vamos entender melhor as provas.
R: E se eu não ler?
R: Não vou aprender.
R: Não vamos conseguir empregos bons.
R: Vamos escrever errado.

Serão 32 livros da escolha dos alunos, entre eles:
A cristaleira
Procura-se pai e mãe
O sapo e o jardim florido
O morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado.
 


Comentários

  1. O projeto sem dúvida fomenta a leitura e enfoca a literatura como uma possibilidade de aprendizagem e fruição. Não obstante, é sempre complicado elaborar uma "moral da história" ou um "ensinamento" que a história quis transmitir.
    Uma das intenções da obra literária é a liberdade interpretativa, o fomento à imaginação, à criação, pois muitas vezes, apenas uma parte da história basta para interpretar muitos sentidos possíveis.
    Como foram aprofundadas as dúvidas e certezas? Como foram realizadas as pesquisas?
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário