Reflexões sobre a meta 1



1 – A organização de um Projeto de Aprendizagem reflexões sobre nossas experiências:
Com o projeto de aprendizagem, agora em prática, pude verificar os resultados positivos e estou gostando bastante. Muitas vezes nós matamos a criatividade e a curiosidade dos alunos sem perceber. Sempre levamos as respostas prontas sem que haja as perguntas e os alunos se acostumam a receberem as respostas prontas e assim, eles desaprendem a perguntar.
            O projeto de aprendizagem tem a finalidade de resgatar a curiosidade dos alunos levando a eles irem atrás das indagações e das respostas, assim promovendo o aprendizado profundo através dos questionamentos para engajar alunos a questões e conflitos que sejam relevantes para suas vidas.
            Um novo desafio, tanto para os alunos como para os professores.
O inicio do projeto com a minha turma do terceiro Ano, composta por  26 alunos, após conversa e mapeamento feito juntamente com os alunos foi escolhido o tema “ o que aprendemos com as historias infantis? “os alunos  escolheram diversos títulos de histórias infantis. A primeira historia escolhida foi a do “Chapeuzinho  vermelho” As  principais perguntas: O que aconteceria se a chapeuzinho não tivesse teimado?, “ o  CH tem o mesmo som do x”?, “se a historia fosse contado pelo lobo?, “Do que o lobo se alimenta?” umas das conclusão foi  prof. se ela não  tivesse teimado não teria se desenvolvido historia. Ente outras perguntas através das dúvidas fomos atrás de outras historias da chapeuzinho e vimos o filme : “Deu a louca na chapeuzinho”, a história da chapeuzinho  amarelo.
            Como a Pascoa estava chegando  a professora sugeriu “ O coelho que era de pascoá” “por que o coelhinho não queria ser de pascoa”, “os amigos  fazem diferença em  nossa vida?”” o que acontece se todos fizessem as mesma coisas?”.

2 -  Diferenças entre Projeto de Aprendizagem, Ensino e de Ação?
    O PA(projeto de aprendizagem) , é um projeto cuja o aluno executa  com a orientação do professor. O aluno lança a proposta que será executada e então, fará um projeto que mais lhe interessar e o professor será o orientador desse projeto escolhido oferecendo-lhe subsídios para executá-lo.
HERNÁNDEEZ, (1998), ele define como uma prática aberta, sem sequência única e estática, é um processo de inovação. O projeto deve estar inserido conforme o contexto social do aluno, ou seja, o meio no qual ele esta inserido.
Então, o projeto de aprendizagem vem colaborar com a aprendizagem autônoma do aluno, mas com um olhar atento e responsável, pois assim estaremos pensando nas novas concepções de ensino. 
            No projeto de ensino, o professor é o mentor da atividade, o aluno receptor  desse conhecimento. O Professor  possui todo o conhecimento necessário é ele quem transmite.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhGGmHJx7EnPV4W1MBL0RThn4fm7MQDEhLKj0wlgZdCk9-RZO4s2tNA-CG55vGUEEVnoE_QTNO1MX8Jz342elBpj0oHBixJXA3FNOeLMcqaqJ76Yy9Zy32eGPdxXBHMEt1le-hPpJMXOlM/s1600/projeto-de-aprendizagem-definio-do-tema-gerador-2-728.jpg

Diferenças entre Projeto de Aprendizagem, Ensino e de Ação.

    O Projeto de Aprendizagem, é um projeto onde o aluno executa  com a orientação do professor. O aluno lança suas dúvidas e propostas, onde será feito um projeto que mais lhe chame a atenção. O professor, será o orientador desse projeto escolhido oferecendo-lhe subsídios e orientação para executá-lo.
O Projeto de ensino é o professor que lança as atividades e a forma como serão executadas. 
Sendo o professor o transmissor absoluto do conhecimento e o aluno o receptor.
HERNÁNDEEZ, (1998), ele define o AP como um processo de inovador e deve estar inserido conforme o contexto social do aluno, ou seja, o meio no qual ele esta inserido.

Comentários

  1. Olá Rossana, descreveu bem às diferenças de projetos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Comentários sobre as Metas serão postados no Fórum da turma no Moodle.
    Atentem para a importância do texto ser colaborativo e, além das retomadas teóricas, trazer análises sobre o desenvolvimento das metas nas turmas.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

P.A Historia de aprendizaegem