Reflexões sobre a meta 1
1 – A organização de um Projeto de Aprendizagem reflexões
sobre nossas experiências:
Com o projeto
de aprendizagem, agora em prática, pude verificar os resultados positivos e estou
gostando bastante. Muitas vezes nós matamos a criatividade e a curiosidade dos
alunos sem perceber. Sempre levamos as respostas prontas sem que haja as
perguntas e os alunos se acostumam a receberem as respostas prontas e assim,
eles desaprendem a perguntar.
O
projeto de aprendizagem tem a finalidade de resgatar a curiosidade dos alunos
levando a eles irem atrás das indagações e das respostas, assim promovendo o
aprendizado profundo através dos questionamentos para engajar alunos a questões
e conflitos que sejam relevantes para suas vidas.
Um
novo desafio, tanto para os alunos como para os professores.
O inicio do projeto com a minha
turma do terceiro Ano, composta por 26
alunos, após conversa e mapeamento feito juntamente com os alunos foi escolhido
o tema “ o que aprendemos com as historias infantis? “os alunos escolheram diversos títulos de histórias
infantis. A primeira historia escolhida foi a do “Chapeuzinho vermelho” As
principais perguntas: O que aconteceria se a chapeuzinho não tivesse
teimado?, “ o CH tem o mesmo som do x”?,
“se a historia fosse contado pelo lobo?, “Do que o lobo se alimenta?” umas das
conclusão foi prof. se ela não tivesse teimado não teria se desenvolvido
historia. Ente outras perguntas através das dúvidas fomos atrás de outras
historias da chapeuzinho e vimos o filme : “Deu a louca na chapeuzinho”, a história
da chapeuzinho amarelo.
Como a Pascoa estava chegando a professora sugeriu “ O coelho que era de
pascoá” “por que o coelhinho não queria ser de pascoa”, “os amigos fazem
diferença em nossa vida?”” o que
acontece se todos fizessem as mesma coisas?”.
2
- Diferenças entre Projeto de Aprendizagem, Ensino e de Ação?
O PA(projeto de aprendizagem) , é um projeto cuja o aluno executa com a orientação do professor. O aluno lança a proposta que será
executada e então, fará um projeto que mais lhe interessar e o professor será o
orientador desse projeto escolhido oferecendo-lhe subsídios para executá-lo.
HERNÁNDEEZ, (1998), ele define como uma prática aberta, sem sequência
única e estática, é um processo de inovação. O projeto deve estar inserido
conforme o contexto social do aluno, ou seja, o meio no qual ele esta inserido.
Então, o projeto
de aprendizagem vem colaborar com a aprendizagem autônoma do aluno, mas com um
olhar atento e responsável, pois assim estaremos pensando nas novas concepções
de ensino.
No projeto de ensino, o professor é
o mentor da atividade, o aluno receptor
desse conhecimento. O Professor
possui todo o conhecimento necessário é ele quem transmite.

Diferenças
entre Projeto de Aprendizagem, Ensino e de Ação.
O Projeto de Aprendizagem, é um projeto onde o aluno executa com a orientação do professor. O aluno lança suas
dúvidas e propostas, onde será feito um projeto que mais lhe chame a atenção. O
professor, será o orientador desse projeto escolhido oferecendo-lhe subsídios e
orientação para executá-lo.
O Projeto de ensino é o professor que lança as atividades e a forma como serão executadas.
Sendo o professor o transmissor absoluto do conhecimento e o aluno o receptor.
HERNÁNDEEZ, (1998), ele define o AP como um processo de inovador
e deve estar inserido conforme o contexto social do aluno, ou seja, o meio no
qual ele esta inserido.
Olá Rossana, descreveu bem às diferenças de projetos.
ResponderExcluirAbraços
Comentários sobre as Metas serão postados no Fórum da turma no Moodle.
ResponderExcluirAtentem para a importância do texto ser colaborativo e, além das retomadas teóricas, trazer análises sobre o desenvolvimento das metas nas turmas.
Abraços.
Compreendi, já postei!
ExcluirGrata pela atenção abraços!