P.A Historia de aprendizaegem
Um líder deve ter o lúdico poder de moldar as criaturas a sua volta para torná-las originalmente criativas e amplamente interdependentes.
Pablo de Paula Bravin
Como havia comentado na postagem anterior, estamos desenvolvendo
o projeto das histórias infantis, porém desta vez quem escolheu a historia
foram às professoras Rossana e sua estagiaria Cristiane. A história escolhida
foi “O COELHINHO QUE
NÃO QUERIA SER DE PASCOÁ.” (Ruth Rocha)
Através
desta história trabalhamos a interpretação de texto e jogos para auxiliar na aquisição
de escrita e leitura, fizemos um
ditado que
foi um estouro(palavras dentro do
balão), as palavras que foram utilizados no ditado, foram retiradas do texto,
pelos alunos que escolhiam 5 palavras, e sorteamos para serem colocadas dentro
do balão, depois aleatoriamente escolhiam o balão e deitavam para turma,
Os alunos corrigiam as palavras escolhida por eles, no ditado dos colegas.
Pesquisamos no
Laboratório de informática sobre o significado da páscoa, o porquê o coelho era
o símbolo da páscoa e os ovos. Trabalhamos os símbolos da páscoa (os
alunos trouxeram sugestões de filme referente a páscoa), montamos o
quebra cabeça do coelhinho e aproveitamos o gancho para trabalhar a dificuldade
ortográfica “LH”.
Discutimos sobre as diferenças. Falamos sobre as profissões, eles
elaboramos junto um questionário para eles entrevistarem os país. A turma
chegou a conclusão que todas as profissões são de suma importância para
sociedades
Brincamos com rimas e o jogo do silabário, como culminância terá
criança na cozinha e eles irão fazer a receita de um brigadeiro, eles estão
contando os dias para colocar a receita em ação.
Os alunos sugeriram para que preparássemos ovos de páscoa de
chocolate, como era muito complicado fazer os ovos, sugerimos outras receitas;
Eles votaram em fazer brigadeiro. Uma aluna (kailaine) pesquisou e pegou a
receita de sua vó brigadeiro sem precisar usar o fogão.
Projeto:
Quem conta um conto...
O projeto surgiu através da necessidade de
incentivar as crianças ao abito da leitura.
Durante um mês visitávamos a biblioteca
diariamente, onde cada dia um aluno escolhia um livro que era lido pela
professora (no caso eu).
No mês seguinte cada criança escolheu o livro
que gostaria de ler.
Após a leitura, deveriam escolher uma forma
de apresentação do livro, a escolha era livre e cada criança apresentaria da
melhor forma. Poderiam convidar um familiar para os ajuda, cartazes, músicas,
fantoches... Em fim...
Fizemos um sorteio com as datas. Uma vez por
semana um aluno apresentava o seu livro.
Durante as apresentações os outros alunos
deveriam anotar e fazer perguntas sobre a história que estava sendo apresentada.
No final de cada apresentação a professora
fazia alguma colocação e o estimulava o debate entra os alunos.
Todos os trabalhos foram expostos e
utilizados na feira literária.
A
turma elegia uma história e era produzido um teatro.
Cara aluna, bem descrita sua aula, os alunos não apresentaram dúvidas?, não realizaram nenhuma pergunta?, não sugeriram atividades?
ResponderExcluirAbraços
As atividades são interessantes e a história infantil apresenta uma "problematização" sobre a Páscoa.
ResponderExcluirQuais foram as reações dos/as alunos/as? Em que medida a turma participou do planejamento das atividades?
Abraços.
Rossana, é uma lástima que você não esteja trabalhando em grupo, numa comunidade de prática onde todos esses conhecimentos pudessem ser compartilhados e trocados com colegas da turma de forma colaborativa. É muito importante o trabalho em grupo, pois na escola somos uma comunidade em ação.
ResponderExcluirAbraços.
Refletindo , sobre seu comentário eu e Andrea Chultes resolvemos fazer juntas, pois a forma do projeto é similar, o projeto da Andrea "Quem conta......"para podermos fazer as trocas de atividades, grata pela dica! Abraços!
Excluir